Fonoteca

Oscilograma e espectograma de um anfíbio

A Fonoteca Zoológica Gabriel Skuk (FZGS) do Museu de História Natural constitui a primeira coleção sonora zoológica do estado de Alagoas. Criada em 2021, a fonoteca objetiva a documentação e preservação de registros bioacústicos de animais, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas, atividades de ensino e extensão.

O acervo sonoro compreende, atualmente, 89 registros acústicos de diversas espécies, principalmente da região Nordeste do Brasil. Ao todo, são 39 espécies, entre anfíbios, aves e mamíferos, representando 5 ordens e 19 famílias. A maioria das espécies são endêmicas, algumas do Brasil e outras especificamente de Alagoas ou do Centro de Endemismo de Pernambuco.

Dessas espécies, 26 pertencem à anurofauna e 12 à avifauna, oriundas tanto do estado alagoano quanto de Pernambuco. Atualmente, o acervo inclui o registro de uma espécie de mamífero, o sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus).

A Fonoteca Zoológica Gabriel Skuk foi criada, inicialmente, como um Projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Parte do acervo sonoro está disponível ao público no site www.biologiaintegrativa.com.br/fzgsmhnufal.

Filipe Augusto Cavalcanti do Nascimento
Curador
E-mail: filipe.nascimento@mhn.ufal.br