Histórico

Registro do Museu de História Natural (1990)

O Museu de História Natural foi fundado em 1990. Seu processo de surgimento, no entanto, ocorreu dois anos antes e contou com muita persistência coletiva para que fosse criado um museu da Universidade Federal de Alagoas voltado às Ciências Naturais. 

O começo

Em meados de 1988, a professora e zoóloga Liriane Monte Freitas, especialista em moluscos, recebeu um telefonema de uma colega pesquisadora de Pernambuco: “há uma senhora aí em Alagoas que tem uma coleção linda de moluscos e eu gostaria de visitar para meu Doutorado”, disse ela.

Liriane deu-se conta de que sabia quem era a tal senhora dona do acervo e um encontro foi marcado para visitar e conhecer as peças. Ao chegar até o local, elas se depararam não só com incríveis moluscos de várias partes do mundo, mas também com a vontade da senhora em se desfazer da coleção.

Confirmada a possibilidade das peças serem doadas para uma universidade e que a instituição escolhida poderia ser a UFAL, as professoras Liriane, Iracilda Lima Moura e outros docentes da federal de Alagoas, que também visitaram e enxergaram o potencial do acervo, empenharam-se em escrever uma carta para a proprietária ressaltando a importância da coleção para a Ciência e a disponibilidade da instituição em receber as peças.

"Era lindo o documento, explicando por A mais B”, ressaltou Liriane. Com o texto pronto, a proposta foi enviada para a responsável pelo acervo. O retorno, porém, não aconteceu. A professora, sendo assim, resolveu contactá-la para saber o motivo de não ter recebido uma resposta. O documento havia chegado até a dona da coleção, mas ela afirmou que sua família impediu a doação por acreditar que as peças valiam muito dinheiro. 

O Museu de História Natural 

Todo o entusiasmo apostado na aquisição da coleção de moluscos foi perdido. O professor José Geraldo Marques, contudo, quando todos pensavam que perder aquela chance era o fim, decretou: “mesmo assim, vamos criar um museu”. 

A professora Liriane Monte Freitas foi convidada por ele e por Delza Gitaí, que na época era reitora da Universidade Federal de Alagoas, para coordenar a comissão de criação do Museu de História Natural da UFAL. “Me tornei a coordenadora da criação do museu e tive a ajuda de outros professores nesse processo”, apontou. 

No dia 7 de maio de 1990, por meio da resolução nº 15, o MHN foi criado. Tratava-se de um novo equipamento cultural da universidade vinculado à Pró-reitoria de Extensão (PROEX), atual Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC).

"O museu surgiu com uma coleção de peixes do José Geraldo, peças que eu tinha de moluscos, um acervo de répteis da professora Elisa Freire, professora Iracilda cedeu sua pequena coleção de insetos e também tinham materiais de Geologia e Botânica”, comentou Liriane, ressaltando o apoio e vontade de fazer acontecer como importantes fatores para que o surgimento do museu fosse possível. 

O Museu de História Natural ficava localizado, inicialmente, no antigo prédio da Faculdade de Odontologia da UFAL. Apenas no ano de 2016, as exposições e os laboratórios mudaram de endereço e o MHN firmou-se no bairro do Prado, no espaço onde já foi a Faculdade de Medicina e também o ICBS (Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde) da universidade.