Sala "Jangadeiros Alagoanos"
"Jangadeiros Alagoanos" é uma proposta diferente de todas as outras salas de exposição do Museu de História Natural. Por meio dela, o visitante vislumbra a história épica dos quatro pescadores alagoanos que foram do bairro Jaraguá até o Rio de Janeiro para celebrar os 100 anos da Independência do Brasil.
No espaço, telas, variados artefatos e uma jangada servem de apoio para a compreensão da cultura da pesca artesanal.
A história
Na manhã do dia 27 de agosto de 1992, os pescadores Umbelino José dos Santos, Joaquim Faustilino de Sant'Ana, Eugênio Antônio de Oliveira e Pero Ganhado da Silva deixaram Alagoas rumo ao Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
Era 7 de setembro e vários estados mandaram embarcações para celebrar os 100 anos de independência do país. Em cima de uma jangada de seis paus, numa viagem prevista para durar pouco mais de uma semana, os jangadeiros alagoanos ficaram no mar por 98 dias.
Passaram pelos estados de Sergipe, Bahia e Espírito Santo, além de enfrentar nove tempestades. Ao chegar no destino, em virtude da coragem e bravura, foram recebidos pelo Presidente da República Arthur Bernardes. Desse modo, tornaram-se lendas na história do estado de Alagoas.