Sala de Paleontologia
A sala de Paleontologia narra, por meio de seu acervo, as eras geológicas — períodos de formação e transformação do planeta —, cada uma com suas particularidades. O espaço contempla uma série de fósseis reais e representações.
Crânios e mandíbulas de animais modernos, como porco-do-mato, tubarão, tartaruga e baleia, fornecem uma base comparativa com os animais extintos, compondo o conjunto de peças expostas. A sala comporta também dentes de tubarões e mamutes fossilizados provenientes da região paleártica, resultado de uma doação do State Darwin Museum, localizado na Rússia.
Como parte do testemunho dos estudos desenvolvidos no estado de Alagoas pela própria equipe do Museu de História Natural, a sala de Paleontologia abarca alguns materiais oriundos dessas pesquisas, como fósseis da “preguiça-gigante” (Eremotherium laurillardii). Os visitantes podem observar fragmentos do úmero, da costela e vértebra desse animal extinto.
Um cenário montado ao fundo da sala exemplifica, com detalhes, como o paleontólogo, profissional que se dedica ao estudo dos fósseis, atua em campo. Artefatos para sobrevivência, como cabana e lanternas, e instrumentos de trabalho são expostos.